Compatibilidade com Internet Explorer 8: Parte 1

Publicado: 25/09/2009 em IE8

O Internet Explorer 8 possui um poderoso mecanismo de compatibilidade de com versões anteriores do navegador.
A instalação do IE8 inclui além do engine novo, os engines antigos do navegador para manter a compatibilidade das páginas desenvolvidas para estas outras versões de Internet Explorer.

Existem dois meios de controlar este mecanismo de compatibilidade, uma delas é através da interação do usuário final, a outra é através da configuração da aplicação pelo desenvolvedor ou IT Pro.
Neste post vamos ver como o usuário pode interagir com este mecanismo.

compatbility_view_buttonBotão do Modo de Exibição de Compatibilidade
Ao acessar um site desenvolvido para versões anteriores do Internet Explorer, o IE8 pode exibir o botão que ativa o Modo de Exibição de Compatibilidade ao lado direito da barra de endereços.

A exibição deste botão não significa que a página está quebrada ou que não funciona no IE8, mas sim que a página foi feita para versões anteriores do navegador e pode conter algum problema de compatibilidade e o usuário decide se ativa o modo de exibição de compatibilidade ou não.

Ao clique no botão pelo usuário, o IE8 ativa o modo de exibição de compatibilidade que ativa o engine do Internet Explorer 7 e altera o user agent string do IE8 para IE7.

User Agent String do IE8 sem o modo de exibição de compatibilidade ativado:
Mozilla/4.0 (compatible; MSIE 8.0; Windows NT 6.1; WOW64; Trident/4.0; SLCC2; .NET CLR 2.0.50727; .NET CLR 3.5.30729; .NET CLR 3.0.30729; Media Center PC 6.0)

User Agent String do IE8 com o modo de exibição de compatibilidade ativado:
Mozilla/4.0 (compatible; MSIE 7.0; Windows NT 6.1; WOW64; Trident/4.0; SLCC2; .NET CLR 2.0.50727; .NET CLR 3.5.30729; .NET CLR 3.0.30729; Media Center PC 6.0)

Com isto, além de garantir que o IE8 vai processar o html/scripts/estilos da página como o IE7, garante também que o código do servidor que não suporta ainda a versão 8 do Internet Explorer possa ser executado normalmente. Isto evita mensagens de navegador não suportado vindas do servidor web.

O usuário também consegue gerenciar os domínios adicionados ao Modo de Exibição de Compatibilidade utilizando a janela de Configurações do Modo de Exibição de compatibilidade.

image

Nesta janela o usuário também determinar que todos os sites da zona Intranet, ou que todos os sites acessados sejam executados em Modo de Exibição de compatibilidade. Esta última opção não é recomendada.
Ainda nesta janela, existe a opção de incluir a lista de compatibilidade que é mantida pela Microsoft.
Esta lista, é resultado de testes em milhares de sites ao redor do mundo onde foram identificados e marcados sites que necessitam, em um primeiro momento, ser exibidos ao usuário em modo de compatibilidade para evitar problemas em sua utilização.

Quando um site está nesta lista e a opção está ativada pelo usuário, o botão do modo de compatibilidade não é exibido e o usuário não percebe que o site está sendo exibido utilizando a versão mais antiga do Internet Explorer.

Estas são as opções que o usuário final tem para controlar o mecanismo de compatibilidade do Internet Explorer 8. Na Parte 2 deste assunto mostrarei como os desenvolvedores controlam este mecanismo.

Divirtam-se!

Compatibilidade com Internet Explorer: Parte 2
Compatibilidade com Internet Explorer 8: Parte 3

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s