Microsoft Source Analyzer for C#

Publicado: 25/06/2008 em Quality Assurance

Recentemente, em maio de 2008 a foi lançada pela Microsoft uma nova ferramenta para auxiliar o desenvolvimento de software. Esta nova ferramenta é o Microsoft Source Analyzer for C#, antes utilizado internamente e conhecida como StyleCop.

O Source Analyzer é mais uma ferramenta para auxiliary os times de desenvolvimento codificar da melhor forma possível. Muito semelhante à proposta do Code Analysis.

O estilo padrão de codificação sugerido pelo Source Analyzer é um pouco diferente do estilo sugerido pelo Framework Design Guidelines. As razões para estas diferenças são basicamente históricas, sendo que a equipe que desenvolveu a primeira versão da CLR era composta de desenvolvedores C++, sendo que não existia ninguém que já trabalhasse com C#, uma linguagem que ainda estava no papel. Consequentemente o código e os exemplos de codificação heradaram características do estilo de programação C++ que os desenvolvedores estavam acostumados, mas isto começou a mudar com a estabilização e adoção do C# por outras equipes de desenvolvimento.

Baseando-se em todas as mudanças que aconteceram no estilo de desenvolvimento reportado foi definido estilo analisado pelo Source Analyzer a fim de obter-se um código melhor organizado, mais legível e que favoreça a documentação e manutenção de código com menos esforços da equipe.

Uma grande diferença que importa pra nós entre o Source Analyzer e o Code Analysis é que o Source Analyzer verifica os arquivos fonte do programa, diferentemente do Code Analysis que verifica o código compilado. Esta diferença aumenta a possibilidade de análise de código, possibilitando alguma extensão e em um futuro próximo a identificação de numeros mágicos e constantes inadequadas.

Um ponto importante a respeito da ferramenta é que o foco para uma próxima versão é a correção de erros apontados pela ferramenta de maneira automatizada, sem necessitar a correção manual.

Integração com MSBuild

Existem alguns procedimentos para integrar o Source Analyzer a um ambiente baseado no MSBuild, no caso o Visual Studio local ou servidor de build.

Estes passos estão descritos no artigo
http://blogs.msdn.com/sourceanalysis/pages/source-analysis-msbuild-integration.aspx

Links

Blog do time do Source Analyzer
http://blogs.msdn.com/sourceanalysis/

Projeto no MSDN Code Gallery
http://code.msdn.microsoft.com/sourceanalysis

Download de última versão
http://blogs.msdn.com/sourceanalysis/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s