Estou ansioso pelo sucessor do Windows Vista

Publicado: 08/09/2006 em IntoSpaces

Eu me sinto muito satisfeito participando do programa de beta testers do windows vista, sendo que eu vejo que o novo SO será muito maduro e nos remete a um novo mundo se tratando de experiência do usuário, com um efeito que eu acredito que seja transitório entre o Windows XP e o sucessor do Windows Vista.

Pq?

Vamos pensar um pouco no passado…
Tínhamos ambiente de texto com DOS e outros SOs que existiam, com a chegada do Windows e seu ambiente de janelas foi uma revolução, independemente de onde tenha vindo a idéia das janelas, o Windows a cravou no nosso peito para sempre!
Por vários anos modificações internas foram muito significativas (absurdamente significativas), mas a interface com o usuário sempre permaneceu na mesma dimensão, com melhorias claro, mas mesmo assim seguindo o mesmo padrão.

Eu encaro a plataforma Windows Vsita como um divisor de águas, no mundo das janelas e experiência de usuário, onde começamos a deixar para trás o ambiente do Windows original e para um grande salto em direção ao desconhecido mundo da experiência realmente rica em mais de 2 dimensões para o usuário.

Com a introdução do Windows Presentation Foundation, em diversos anos nosso software já não será o mesmo, conceitos e técnicas novas para uma experiência nova e as exigências novas dos usuários, que cada vez mais querem ser produtivos e objetivos sem precisar fazer cursos para utilizar nossos softwares… alguém pensou em jogos?
Com jogos já temos um nível melhor de experiência, onde qualquer usuário consegue entender o jogo sem tutoriais ou cursos, livros etc e pensem bem, não é isto que o usuário quer? Quem quer saber como as coisas funcionam somos nós, compramos livros, fazemos e participamos de eventos e cursos, o usuário tem que usar.

Com isto a próxima versão do Windows, após o Vista, acredito eu, será uma revolução e quando comparamo-na ao Windows XP ficaremos indignados e pensaremos, como eu vivia sem isto?

Para ilustrar o que eu digo vejam este video de demonstração de aplicações do futuro com WPF

http://www.youtube.com/watch?v=gX4mwK09KxQ

Duas das aplicações, a do Yahoo e a de saúde já vi funcionando ao vivo com o Miguel Ferreira no Bit 2006, então eu garanto, isto é possível sem super computadores!

[]’s
Shinji

Deixe um comentário

