Reescrevendo URLs com Asp.Net 2.0

Publicado: 04/07/2006 em IntoSpaces

Estes dias estou trabalhando com um recurso muito interessante para melhorar a navegação dos usuários, deixando as URLs de aplicações web mais amigáveis e intuitivas, chamado Reescrita de URL.
Este recurso consiste em transformar as URLs parametrizadas que utilizamos para exibir conteúdo dinâmico em URLs amigáveis que apresentam ums suposta estrutura organizacional para a aplicação.

Vejamos um exemplo:

URL parametrizada para um conteúdo dinâmico. Ela aponta para um conteúdo do tipo Artigo e que possui um ID. O título do artigo é Reescrita de URLs
www.myapp.com/conteudo.aspx?id=fERTFHDFH&tipo=1

URL amigável
www.myapp.com/Artigos/Reescrita-de-URLs.aspx

Note que o segundo caso aproxima o usuário do conteúdo, favorecendo a identificação e memória do conteúdo. Claro que ninguém vai ficar decorando endereços, mas pode ser útil para isto também.
A boa notícia é que o Asp.Net 2.0 já tem um recurso de reescrita de url nativo, que facilita muito a nossa vida. Um exemplo de como fazer esta transformação direto no Web.Config:

<
urlMappings>
   <
add url="~/Artigos/Reescrita-de-URLs.aspx" mappedUrl ="~/conteudo.aspx?id=fERTFHDFH&tipo=1"/>
</
urlMappings>

Pronto!
Muito simples e funciona perfeitamente. A má notícia é que você tem uma abordagem estática com este recurso nativo, onde você não pode utilizar Regular Expressions para analisar as URLs dinâmicas e transformar em URLs amigáveis. Esta economia de recursos se deve provavelmente ao IIS7 ser eminente e a equipe do Asp.Net trabalhar para utilizar os recursos maravilhosos que estão por vir.

Se você precisar de mais dinamismo para esta transformação você pode interceptar as requisições do IIS com HttpModules e assim criar a sua própria engine de reescrita de urls, com suporte a Regular Expressions e outros recursos que julgar necessários.
Um excelente artigo que aborda todo o processo de criação de um HttpModule para este fim está em
http://msdn.microsoft.com/library/default.asp?url=/library/en-us/dnaspp/html/urlrewriting.asp dica do amigo Fernando Cerqueira que abriu meus olhos para este mundo😀

E já que estamos falando de Regular Expressions, este é um guia muito bom, que aborda de maneira simples, objetiva e descontraída a experiência de escrever expressões, recomendo que salvem o texto http://guia-er.sourceforge.net/guia-er.html

Beleza pessoal? Espero que ajude!
Divirtam-se!!

[]’s
Shinji

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s