A nova geração de aplicações

Publicado: 05/05/2006 em IntoSpaces




Noto que ultimamente a larga utilização do termo nova geração ou next generation sobre tipos de aplicações.

Estamos atravessando um momento que pode ser encarado como um divisor de águas para o mercado, para nós desenvolvedores e para quem mais importa, o usuário.

Teremos agora uma nova geração de sistemas operacionais com a nova versão da família windows, o windows vista.
Ele vem mostrando-se à frente e uma grande evolução em quesitos gráficos e de experiência com o usuário. O Windows Vista mostra onde chegaremos a nível de novos conceitos de serviços, apresentação e utilização do pc.

Mas toda esta história vem de um pouco antes, com o lançamento do Visual Studio 2005, todos pudemos conehcer uma ferramenta de desenvolvimento que tinha muito daquilo que precisávamos para escrever um código bom de maneira mais rápida e tudo isto ao mesmo tempo que o resto da equipe distribuída pelo mundo, qual gerente de projeto não quer ter o Visual Studio Team Foundation em sua empresa?

Outro recurso tido como de nova geração é o Ajax, conceito novo para utilizar recursos antigos e pouco conhecidos da maioria dos desenvolvedores web até bem pouco tempo. Agora as aplicações web estão migrando para um modelo mais "rico" utilizando o conceito do Ajax e dentre os seus frameworks o Atlas se destaca, com uma nova forma de se fazer web, criando comportamento para as páginas de forma declarativa e baseando-se em WebServices.

E os serviços Web também seguem este mesmo caminho. Algumas iniciativas interessantes estão utilizando ao máximo os recursos de Ajax que estão na moda e provêm conteúdo dinâmico e integrado, estou falando do Live.com que e soluções do Google que são um tapa na cara de todos já que isto sempre foi possível de ser feito, mas só agora estamos começando fazer

E pra completar temos a nova geração de video games onde o Xbox 360 saiu na frente com seu lançamento no final do ano passado e está encantando jogadores pelo mundo com sua máquina extremamente poderosa e de um custo acessível(pelo menos nos EUA).

E o que vem a ser tudo isto?
É o resultado de anos de pesquisa e experiência técnica e de mercado. As grandes empresas estão mostrando agora o resultado dos seus milhoes em investimentos. Temos agora tecnologias mais maduras e voltadas para o que sempre deveria ter sido feito, para os usuários, para oferecer a melhor experiência, desenvolver o potencial de cada um de maneira simples e direta, exatamente como o usuário precisa!

Estou bastante empolgado com esse amadurecimento do mercado e tenho ótimas expectativas, tanto para os novos produtos e serviços quanto para a nossa carreira que está ficando bastante interessante também, ainda mais com esta nova demanda de trabalho que esta nova geração vai exigir!!!!

O que nos resta é estudar e nos divertir!!

[]’s
Shinji

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s