Atlas é Ajax realmente?

Publicado: 23/01/2006 em IntoSpaces

Olá pessoal como estão?
Aqui vai tudo bem, só o blog que não vai bem das pernas, enquanto o pessoal consegue que os amigos assinem o pessoal ta "desassinando" o meu eheheh mas fazer o que né? Escrever, claro!! Ninguém vai ler um blog que não tem nada escrito!!

Hoje eu quero compartilhar com vocês uma inquietação que ainda não consegui eliminar.

Eu estou estudando bastante o funcionamento do Atlas e realmente é fantástico.
Com a última versão, a de Dezembro as coisas ficaram muito melhores, quase mágicas!

Vejam este artigo do Ramon a respeito e verão o que eu digo http://www.linhadecodigo.com.br/colunas.asp?id_colunista=72

A coisa ficou realmente fácil.

Com o Asp.Net tivemos uma evolução muito grande no modelo de desenvolvimento web, tínhamos agora formulários que se portavam na web de forma parecida com formulários para windows, uma facilidade muito grande.
Mas ainda não estava tudo bem, sempre era necessário reenviar toda a página para o servidor, às vezes em ações simples, como a de selecionar um item em um textbox, isso levava tempo e é bastante custoso em termos de performance na web, que nem sempre é tão rápida quanto nos Estados Unidos eheheh.

E nesse tempo o Google aparece e apresenta ao mundo as técnicas de Ajax no seu serviço de email. Claro que não foi o Google que criou, os recursos estão aí faz alguns anos, mas ninguém havia apostado tanto quanto eles e não é que deu certo e a aceitação foi grande?
Só comentando a Microsoft já havia proposto o modelo anteriormente mas não aceitaram, com certeza é o boicote que os invejosos promovem contra a nossa gigante do software.

Com o Ajax nos aproximamos ainda mais de ter aplicações ricas na web e com o Asp.Net 2.0 começamos a ver uma demonstração de como a Microsoft pretende transformar sua plataforma para a web, seu nome Atlas!!

Como eu ia dizendo, com o Atlas de Dezembro temos uma evolução nos nossos controles de servidor Asp.Net.
É bem simples, adicionamos ao webform um controle atlas:updatepanel e depois nossos controles comuns do asp.net, pronto, está feita a mágica!
Todos os postbacks que eram realizados, misteriosamente somem e transformam os controles asp.net em "Ajaxed", eles passam a enviar seus eventos ao servidor de maneira transparente e muito rápida, como se tivéssemos feito tudo com o Ajax…
Bom, mas parece ser fantástico demais, e é aí que mora minha dúvida…

Será que é Ajax mesmo? Ou será que é uma evolução do SmartNavigation que tínhamos no asp.net 1.x?

Eu digo isto pois ando notando algumas atualizações nas páginas que desenvolvo que estão fora do escopo esperado.
Quado eu envio algo para o servidor neste ambiente que propus, o browser, muitas vezes atualiza suas imagens. Isso parece um envio de informações manipulada, pois se desenvolver tudo na mão com o Atlas o resultado é bem diferente, fora a diferença de performance, mas isso é assunto para amanhã eheheh>

Agora eu queria saber de vocês, o que acham? Façam uns testes e me digam o que acham, eu vou dissecar o código que é gerado e ir postando aqui, vamos ver o que tem por trás do updatepanel!!!

[]’s
Shinji

Deixe uma resposta

