A Era XNA está começando

Publicado: 15/12/2005 em IntoSpaces

É pessoal, está começando, o que todos nós esperávamos está começando a surgir, a era da iniciativa XNA da Microsoft.
XNA é uma iniciativa da Microsoft para o mundo do desenvolvimento de games para suas plataformas, resumindo ela visa a integração do desenvolvimento para Windows e Xbox, agora Xbox360.
Estamos esperando por mais novidades, mas não se tem muita coisa pública ainda, porém existe muita expectativa pelo XNA Studio que integrará o desenvolvimento de jogos, com ferramentas de gerenciamento e desenvolvimento, acredito que seja baseado no modelo do Team System, mas nem beta foi divulgado ainda, pelo menos não conheço.

Os primeiros indícios realmente fortes começaram a aparecer com o DirectX SDK de junho se não me engano, onde o logo do XNA começou a aparecer, ainda bastante tímido, apenas no instalador, mas istou era só a ponta do ice berg(é assim?).

Agora com o advento do Xbox 360 começamos a ver que isto realmente vai chegar batendo com força.
O Update de Oubutro do DirectX SDK já vinha com o XACT, em beta ainda trabalha os sons como nunca visto antes no DirectX,  porém não foi ele que confirmou a chegada do XNA em nossas vidas.

O Update do DirectX SDK de Dezembro, lançado dia 12, vem com novas classes e funcionalidade e a primeira que aparece é a XInput, um novo padrão de entrada de dados que será o substituto do DirectInput já comumente utilizado.
Ele fornece facilidades para se trabalhar com os Inputs do Xbox 360 e do Windows, então podemos ver claramente, o XNA está chegando!
Só para quem não notou… XNA, Input, XInput..😉

Vou fazer uma série de testes com ele e posto aqui pra vocês verem, estou animado, acreidito que em alguns anos o desenvolvimento de games não será o mesmo.
Mas agora uma coisa interessante, na palestra do Bruno Costa, gerente da divisão do Xbox na Microsoft eu fiz uma pergunta pra ele e ele tentou não responder: "O Xbox 360 rodará código .Net?"
Ele tentou dizer que não mas deixou no ar a possibilidade de suporte ao .Net para o Xbox Arcade, modo de distribuição de games mais simples por download, então já é um começo e ainda o Managed DirectX dando suporte ao XACT e XInput…

Microsoft.DirectX.Xact
Microsoft.DirectX.XInput

Temos muito o que esperar pessoal, vamos aguardar e daqui alguns dias volto para escrever algo e corrigir alguma besteira que tenha dito eheheh

Iniciativa XNA
http://www.microsoft.com/xna/

Download do DirectX SDK de Dezembro
http://msdn.microsoft.com/directx/sdk/

Artigo: XInput e DirectInput
http://msdn.microsoft.com/library/en-us/directx9_c/dx9_xinput_xinput_dinput.asp

Xbox 360
http://www.xbox360.com

[]’s
Shinji

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s