C# and Delphi.NET Properties

Publicado: 10/09/2005 em IntoSpaces

Olá Pessoal!!
Ultimamente ando sem tempo, estou aprontado uma correria fora do comum aqui nos meus projetos e um deles é um projeto feito em Delphi.NET para a disciplina linguagem de programação 2 da faculdade.

Bom estão se perguntado por que eu escolhi Delphi.NET certo? Isso foi uma imposição da professora, que ensina Delphi 6😛 nesta disciplina, eu com aquele jeitinho de .NET boy convenci ela a deixar eu usar a versão para .NET e assim poderia aproveitar os benefícios da plataforma para o projeto.

Bom legal, tudo lindo, mas a realidade é que Delphi não me faz a cabeça de forma alguma. Estou utilizando o Delphi 2005 e achei péssimo, ele não ajuda tanto quanto o Visual Studio .NET 2003, e digamos que só uso o Visual Studio 2005 o dia todo, então já viram a briga eheheh sem contar a sintaxe que é Object Pascal pura, um misto de C com Basic muito estranho ehehe

Para vocês terem uma idéia, vamos olhar como declarar e implementar uma propriedade no C# e Delphi.NET, aí vocês tiram suas conclusões ok?

Em C#

//atributo que será manipulado pela classe e retornado ou alterado pela propriedade
private string text;

//A propriedade em si
public string Text
{
   get{return text;}
   set{text = value;}
}

Certo? Se eu ocultar algum dos blocos Get/Set a propriedade passa a ser somente leitura ou somente escrita.
Agora vejamos em Delphi.NET como podemos implementar o mesmo código

//Declarações privadas, onde tenho o atributo e os 2 métodos que serão
//encarregados de manipular o atributo, aqui só vão seus protótipos

private
    text:string;
    function getText:string;
    procedure setTex(t:string);

//A propriedade que aponta para os 2 métodos
 published
    property Text: string read getTextwrite setText;

//Bloco de implementação onde escrevemos o código dos métodos
implementation
function NomeDaClasse.getText:string;
begin
   getSenha:= textSenha.Text;
end;

procedure NomeDaClasse.setText(t:string);
begin
   text := t;
end;

O que acharam? Trabalhoso não?
Primeiro vem os protótipos depois a propriedade apontando para eles e deeeeeepois a implementação de 2 métodos.
Pessoalmente, eu acredito que é desnecessário tudo isto e a IDE do Delphi 2005 não me facilitou em nada, pelo menos eu não sei como fazer, para já criar o esqueleto da implementação após escreveu seus protótipos, então isso deixa de ser produtivo.
Este é um dos muitos exemplos que garantem que a sintaxe do C# é muito limpa e intuitiva se comparada a outras linguagens, fica aí um caso para pensar e tirar suas próprias conclusões!

Valeu pessoal, vou voltar para a correria pois segunda é o DIA D por vários motivos😉

[]’s
Shinji

Deixe uma resposta

