Aventura com C++ – A linguagem que me amava eheheh

Publicado: 22/02/2005 em IntoSpaces
A aventura está no fim!!!
Depois de muitos perigos e situações de risco solucionadas entremeio à escuridão chega a hora de utilizar a classe criada!

Depois de pelo menos meia hora tentando descobrir o porquê de minha instância não estar sendo criada descobri que faltava um include!!! O famoso include do C/C++

#include "Linha.h"sem essa diretiva dentro da classe do form eu não consigo acessar, independentemente de estar utilizando o mesmo namespace.
Isso é um pouco traumático e inesperado para quem vem do .NET Framework com C# ou VB.NET, porém é "uma praxe" para programadores C/C++.

Bom passado essa pequena adversidade em nosso caminho heeheh vamos à implementação da classe inclusive com o consumo de um WebService

webservice::IntegrationServices* ws = new webservice::IntegrationServices();
ArrayList* arr = new ArrayList();
Linha* linha;
listComNome->Items->Clear();
for(int i = 0; i < listSemNome->Items->Count; i++)
{
   linha = (Linha*)listSemNome->Items->Item[i];
   linha->Nome = ws->GetNameByIp(linha->IP);
  
listComNome->Items->Add(linha);
}Bom com o Visual Studio foi adicionada uma WebReference como sempre em qualquer uma das linguagens principais suportadas, nomeei-a como webservice.
A declaração continua da mesma forma, a única diferença encontrada nesse trecho é a maneira como o C++ acessa os ítens das coleções, o index não é setado diretamente na propriedade Items do ListBox, mas sim no ítem Item dentro da propriedade, é uma maneira toda própria de se acessar esse tipo de membro, interessante, vamos estudar sobre isso!

Vejam como ficou a pequena aplicação no final da brincadeira

É pessoal acabou a aventura, viram que uma simples aplicação em C++ pode se tornar uma verdadeira jornada para alguém que está inciando sem uma base teórica sobre a linguagem…
Mas existe uma solução para isso, LÊR!
Aconselho, como fui aconselhado pelo amigo Fabio Galuppo, a ler bons livros antes de colocar a mão na massa, pois C++ não é uma simples linguagem de alto nível, ela vai além e isso exige bastante do desenvolvedor, que se não estiver preparado, vai passar apertado com certeza!!

Para quem pretende iniciar e saber algo sobre a linguagem em português, pode encontar material incial em http://www.linhadecodigo.com.br/colunas.asp?id_colunista=97

Falando nisso, estou esperando uns eBooks que me prometeram eheheheh😉
Espero que tenham gostado!!

Grande abraço
Shinji

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s