OpenMosix com camiseta do Microsoft PDC 2004

Publicado: 29/11/2004 em IntoSpaces

Bom pessoal o post de hoje é pra falar de uma coisa "engraçada" que aconteceu comigo na última sexta-feira. Mesmo depois de um final de semana tão bom eu não consigo esquecer a apresentação de um trabalho sobre OpenMosix na faculdade.

A graça da coisa foi que eu não tive muito tempo na sexta para preparar o trabalho, além disso tive que sair correndo de casa pois já estava na hora da apresentação. Então… coloquei minha camiseta do PDC 2004, meio que involuntariamente sem me lembrar que o trabalho era sobre Linux ehehehe

Na hora da apresentação tudo correu muito bem, mas o povo achava graça de algumas coisas que eu dizia, um exemplo foi quando eu explicava como funciona a configuração básica para a máquina participar do Cluster e disse que era um arquivo de texto e que "eles adoram texto" eheheheh

Eu até levei a câmera digital pra tirar foto, mas as pilhas acabaram…:/

Foi muito divertido apresentar isso, apesar de vários grupos terem o mesmo material sobre o assunto, pois é muito escasso na web, algo bom e português.

Bom deixando as gracinhas de lado, o OpenMosix é um cluster muito interessante de se estudar, vale a pena uma olhada com um pouco de atenção para como ele trabalha.

Ele é um cluster onde cada NODE é inteligente suficiente para determinar o que fazer com os processamentos que lhe são solicitados.
Não existe um servidor, todos são Cliente e Servidor.

Ele disponibiliza ferramentas gráficas para análise do que está acontecendo em todo o Cluster, isso mostra o quanto um sistema operacional com camada de apresentação é importante para análise.

Sob a licença GPL, essa extensão do Mosix promete fazer o seu trabalho com uma flexibilidade muito grande devido aos seus nós e seus algoritmos analizarem toda a rede em busca de processamento ocioso.

Para dar uma lida no nosso trabalho e ver a nossa apresentação utilize os links
Apresentação .PPS
Trabalho .DOC

OpenMosix.ORG

É muito interessante essa solução Open Source para Cluster, porém existem diversas outras.
Uma muito interessante que eu gosto muito é o MSCS, Microsoft Cluster Service.
Em especial com o Windows 2003 Server Enterprise e/ou Data Center Edition.
Com a simplicidade de aplicativos windows, a configuração é muito simples, com wizards.
Um artigo muito bom está no TechNet Brasil, vale a pena uma lista http://www.technetbrasil.com.br/Artigos/Windows2003/ConfClus/

Resumindo Clusters são muito interessante para missões críticas onde temos muito processamento na rede em alguns servidores e diversas máquinas ociosas que podem ajudar nesse processamento.

Vou fazer testes com esses clusters em um futuro próximo e mostro pra vocês
[]’s
Shinji

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s