Firefox, análise

Publicado: 05/10/2004 em IntoSpaces

Olá Pessoal!
Hoje vou falar um pouco sobre o Mozilla Firefox (http://www.mozilla.org/products/firefox/), esse novo browser que surgiu na web e vem dando muito o que falar em todos os cantos do planeta, pelo que se vê…

A princípio eu tive uma resistência normal para testá-lo, afinal se tratava de "mais um" produto Mozilla, minhas experiências com essa família não foram nem um pouco satisfatórias.

Mas resolvi ver o que havia de interessante nesse browser e para a minha surpresa, acabei descobrindo vários ítens muito interessantes.

O slogan dele é "Firefox rediscover the web" e realmente ele continua navengando pelas páginas, porém sai um pouco da rotina que todos os outros navegadores caíram, ele te ajuda a navegar e de forma diferente, mais prática e simples.

Com o advento do Google na web, o navegador vem com o mecanismo integrado de fábrica em um local bem visível de facil utilização, realmente isso ajuda muito quando se quer utilizar o "melhor buscador" da web.
Ainda falando de google, ele é o site de buscas padrão do Firefox, quando o usuário digita uma url incorreta no navegador ele procura no google uma alternativa que se encaixe ao domínio digitado, muito interssante isso, mas nem sempre nos dá um resultado satisfatório.
Comprovei isso ao tentar utilizar os alias dos favoritos que o Inetrnet Explorer nos oferece. No meu Internet Explorer eu tenho um alias, "w", que redireciona para o meu Webmail, porém no Firefox ele não funcionou e com a ajuda do Google abriu o site http://www.georgewbush.com, totalmente fora do que precisava, esses alias ajudam muito, realmente fazem falta no navegador.

Um ponto positivo do Firefox é a velocidade de renderização de imagens, isso com certeza ele herdou dos outros produtos da família Mozilla/Netscape, que superam bem o Internet Explorer nessa parte, tornando a navegação mais interessante.
Falando de imagens, o Firefox aceita a instalação de Extensions, muito interessante, explorei a utilização de uma extensão que manipula o Zoom da imagem e funciona muito bem, acredito que isso possa fazer diferença para esse browser no futuro, ainda não verifiquei a praticidade de desenvolvimento dessas features para o Browser, mas se forem simples acredito que o nosso querido IE pode ter problemas.

Mais um ponto interessante para o usuário seria o suporte a Temas que o Firefox oferece, existem diversos que já estão disponíveis para download, se tratando de interface amigável com o usuário é excelente, porém é um recurso dispensável em um navegador web.

Um recurso muito interessante que já vem de fábrica com o navegador para qualquer versão do sistema operacional é o bloqueio de janelas Pop Up, um recurso amplamente usado na web para publicidade, mas que mais atormenta o usuário do que o atrai a atenção para adquirir um produto, vocês não concordam? Quando um Pop Up abre em uma página qual é o instinto de cada pessoa? Fechar a janela antes que ela ocupe mais banda…
No Internet Explorer temos isso para Windows XP a partir do Service Pack 2 e futuramente teremos no Windows Codename LongHorn, mas convenhamos que ainda grande parte dos navegadores não estão com Windows XP Sp2 instalado então temos uma vantagem no Firefox.
Um recurso interessante que também já vinha da família Mozilla/Netscape é o de mostrar o Favicon sempre na barra de endereços, isso é útil para a personalização do site em questão, no Internet Explorer isso só é ativado perante a um código simples, mas creio eu que é desnecessário ele poderia fazer isso por nós desenvolvedores.

Outro recurso interessante é o de navegação baseada em Tab, onde em apenas uma janela do navegador você concentra todas as páginas que está acessando no momento, muito interessante, pois foi a época de se navegar em apenas um site por vez, isso economiza recursos e espaço para se trabalhar com outros aplicativos durante a navegação. Nos Windows XP e Server 2003 existe um agraupamento de janelas da mesma família para ajudar nessa tarefa, mas como vêm estamos presos ao sitema operacional mais recente, o que não é a realidade do mundo todo. Um detalhe, o Favicon já aparece em cada Tab que você abrir.

Um dos pontos que me chamou bastante a atenção foi o novo modo de ver um site web através da ferramenta de busca por conteúdo dentro da página. Fugindo da tradicional janela que se abre no centro da tela, tirando sua visão da palavra encontrada no site, uma janela "dockavel" que se ajusta ao rodapé do navegador e que busca e destaca os resultados de forma muito interessante, facilitando a localização de conteúdo dentro da página em exibição. Existem várias opções para ajudar na localização das palavras, vale a pena dar uma olhada, para quem le artigos e textos muito longos a ferramenta está excelente.

Para finalizar a nossa pequena lista de alguns recursos interessantes do novo navegador destaco o gerenciador de downloads nativo do navegador, isso sempre faltou no internet explorer, nos obrigando a instalar gerenciadores de terceiros que de graça instalam para o usuário spywares atrapalhando a navegação e trabalho.
Com ele temos a opção de acompanhar os downloads e saimos do limite de 3 downloads e janelas adicionais para cada download. Para ficar perfeito ele poderia fazer o trabalho de acelerar e manter downloads, sendo assim as ferramentas mais úteis estariam reunidas no navegador.

Realmente esse navegador tem tudo para se destacar e acredito eu que seguindo esse caminho ele pode ameaçar a supremacia do Internet Explorer, porém ainda é jovem e tem muito a evoluir.
Mas o ponto que ainda deixa muito a desejar é a sua interpretação dos códigos fontes das páginas, ainda o Internet Explorer é muito superior nesse ponto e em muitos outros, pois a sua experiência ainda é a melhor, sem sombra de dúvidas.
Como herança de sua família o Firefox ainda peca em interpretar scripts e estilos, dando mais trabalho ao desenvolvedor, acredito que quebrando essa barreira a briga vai ficar mais justa.

Então torcemos para que esses novos olhos para o horizonte se abram para todos os desenvolvedores, principalmente para os da equipe do IE, eu posso estar errado, mas esse browser pode representar um grande perigo a eles.

O melhor de tudo isso é que quem ganha somos nós, usuários e desenvolvedores!!

Vou acompanhar essa caminhada de perto e sempre que conseguir algo novo eu posto aqui para vocês, espero que tenham gostado dessa resenha que poderia ser muito maior se fosse detalhar todos os pontos conflitantes entre esses dois excelentes navegadores.

Só mais um comentário, ainda sou Internet Explorer, mas com o tempo isso como muitas outras coisas na vida, pode mudar!!

Grande abraço []

Shinji

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s